Palestras e Visitas SUTACO – 2011

Estas foram algumas das palestras e visitas realizadas pela Sutaco em municípios e entidades diversas do estado de São Paulo e no Distrito Federal em 2011

(texto: Isabela Moraes)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE

A visita ao município de Presidente Prudente teve por objetivo conhecer a Casa do Artesão, projeto da prefeitura a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Visitamos também o centro de exposições do município onde estava sendo realizada uma feira de artesanato paralelamente à exposição e leilão de gado. Em comparação a visita realizada no ano passado, pudemos comprovar uma melhora considerável na qualidade dos produtos apresentados, em especial aqueles feitos com couro, matéria-prima típica da região.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINÓPOLIS

Em Martinópolis, ministramos uma palestra institucional ao grupo de artesãs da prefeitura e fizemos uma visita técnica à “Feira Regional de Artesanato”, que reuniu também artesãs de Teodoro Sampaio, Presidente Prudente entre outras cidades da região. Em Martinópolis, já existe a Casa do Artesão, localizada na Secretaria de Cultura. Na visita técnica pudemos constatar a presença grande de produtos têxteis (panos de prato, camisetas) com a técnica comercial do “patch aplique”. Os artesãos foram orientados a explorar o potencial turístico da região, onde acontece anualmente a Festa do Peixe na represa da cidade.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS

 

A parceria com a prefeitura municipal de Cordeirópolis iniciou-se ano passado, com a assessoria técnica para a realização da Feira de Artes do município. Neste ano fomos convidados para discutir com os artesãos os problemas que se iniciaram após a prefeitura decidir passar do assistencialismo para a tentativa de fazer com que o grupo caminhasse com as próprias pernas. Foi explicado o quanto é importante a formação de associação e a visão de empreendedorismo. Formamos duas turmas de artesãos e, em cada uma delas, fizemos uma oficina em que, com restos de materiais, eles tinham que elaborar uma peça. Nosso objetivo foi exercitar a criatividade e mostrar o quanto são capazes, em um curto tempo, de desenvolver um trabalho diferenciado.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMARÉ

Nossa visita ao município de Sumaré teve por objetivo a entrega das carteiras de identidade aos artesãos cadastrados no município. Contamos com a presença do prefeito, vice-prefeito e demais secretários municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, órgão que cadastra os artesãos na cidade, organizou também uma feira de artesanato no coreto da Igreja Matriz. Pudemos perceber uma diversidade de produtos maior do que a observada em outros municípios. No mesmo local da feira, conversamos sobre os serviços prestados aos artesãos e tiramos dúvidas sobre o cadastro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLINA

Os agentes de cooperação do município de Colina – “Capital Nacional do Cavalo” – fizeram o treinamento para o cadastro no mês de abril deste ano. Promoveram o resgate de artesãos da cidade e um cadastro novo daqueles que não conheciam o trabalho realizado pela Sutaco. A convite do Departamento de Cultura – Secretaria Municipal de Educação, estivemos no município para ministrar uma palestra com o objetivo de sanar as dúvidas dos artesãos cadastrados. Os artesãos expuseram seus trabalhos e pudemos constatar a identidade cultural presente nos produtos apresentados. Desde um entalhe em madeira a um pano de prato, existe a figura do cavalo nas peças.

 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ADELIA

A convite da prefeitura de Santa Adélia, ministramos uma palestra institucional no município. O trabalho de cadastro dos artesãos teve início após o treinamento das agentes de cooperação conosco realizado este ano. Logo após a palestra, a prefeitura deu inicio aos trabalhos e já foram realizadas duas feiras municipais de artesanato. Visitamos também a cadeia pública feminina para conhecer os trabalhos de artesanato feitos pelas detentas.

 

CRATOD – CENTRO DE REFERENCIA DE ATENDIMENTO A ALCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS.

O CRATOD é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo localizado no bairro do Bem Retiro, próximo ao Parque da Luz, na região central da cidade.

O CRATOD tem como objetivos a Coordenação, o Desenvolvimento e o Implemento de Políticas para Tratamento e Prevenção do uso abusivo ou compulsivo de drogas e Promoção e Formação de Recursos Humanos resultantes do conhecimento desenvolvido a partir da prática assistencial.

Dentro do princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) de regionalização, serviço atende a população da área de abrangência do território da Subprefeitura Sé, além de Aclimação, Pari e Perdizes, com cerca de 500 mil habitantes. E dentro do princípio de hierarquização, situa-se entre os Hospitais e as Unidades Básicas de Saúde/PSF – Programa de Saúde da Família. As diretrizes baseiam-se na portaria ministerial 336/02 (Centro de Atenção Psicossocial – CAPS) para o tratamento da dependência de álcool e drogas, das políticas ministeriais para a Saúde Mental, priorizando a não hospitalização, constituindo um serviço substitutivo ao hospital.

Ministramos uma palestra institucional aos coordenadores e contamos com a presença de alguns artesãos. Existem no CRATOD oficinas de artesanato como: papel artesanal, bijuterias, fuxico. Retornamos lá algum tempo depois para cadastrar e credenciar novos artesãos.

Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis

O Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis é um dos serviços de Responsabilidade Social mantido pelo Hospital Albert Einstein. Seu objetivo principal é a atuação na prevenção e promoção da saúde das crianças da comunidade de Paraisópolis, propiciando uma assistência integral à saúde e buscando a melhoria da qualidade de vida.

As atividades são agrupadas em dois serviços principais – o Ambulatório Médico e o Centro de Promoção e Atenção à Saúde.

Nossa palestra ocorreu para um grupo de mulheres freqüentadoras do programa e moradoras da comunidade. A idéia da coordenadora é a formação de uma associação para o desenvolvimento do artesanato local.

Centro dos Hemofílicos do Estado de São Paulo

O Centro dos Hemofílicos do Estado de São Paulo – CHESP é uma associação beneficente a serviço da saúde, criada e dirigida, desde 1966, por pais e amigos de hemofílicos. Sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal, estadual e municipal, consta na lista das 400 maiores entidades beneficentes do Brasil (Fundação Kanitz).

O princípio básico da instituição é a luta pela implantação de uma política de saúde que atenda aos interesses específicos da comunidade hemofílica, enfatizando: controle de qualidade e quantidade de sangue e hemoderivados; rigoroso controle pela vigilância sanitária; formação de recursos humanos e tecnológicos no setor; proteger os direitos humanos e manter a dignidade destes pacientes. Nossa palestra teve por objetivo apresentar às mães dos pacientes os serviços prestados pela Sutaco. Encerramos nossa visita com a parceria firmada para o curso a ser ministrado e posterior cadastro dos alunos.

Sub Prefeitura de Itaquera

 

A Sub Prefeitura de Itaquera tem como projeto a realização de uma feira de artesanato em uma das principais praças do bairro. Para isso, convidou a Sutaco para ministrar uma palestra com o objetivo de conscientizar os artesãos a realizarem seus cadastros e recadastros, além de informar os serviços prestados pela Autarquia. Salientamos a importância da regularização junto a Sutaco para priorizar a qualidade dos produtos a serem comercializados.

Centro de Atendimento ao Trabalhador

 

O objetivo do CAT – Centro de Atendimento ao Trabalhador é incluir socio-produtivamente os trabalhadores em situação de extrema necessidade. Realizar a qualificação profissional a fim de assegurar a inserção de trabalhadores no mercado formal ou em ações empreendedoras. Atuar em projetos diversos capazes de promover, por meio de práticas emancipatórias, a inclusão sócio-produtiva daqueles que buscam o primeiro emprego ou uma nova oportunidade de trabalho.

A convite do CAT, ministramos uma palestra com o objetivo de divulgar os serviços prestados. Existem grupos de artesãos que atuam em paralelo ao Centro do Trabalhador em feiras e outros eventos.

PROGRAMA DO ARTESANATO BRASILEIRO

 

A pedido do PAB, na reunião dos coordenadores no mês de agosto, cada estado participante relatou como os trabalhos são desenvolvidos. A Sutaco, como representante de São Paulo, divulgou sua forma de atuação no estado.

 

FUNAP – PENITENCIÁRIAS

A FUNAP – Fundação de Amparo ao Preso tem por missão contribuir para a inclusão social de presos e egressos, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais. Cadastramos os presos nas penitenciárias, onde são desenvolvidos diversos trabalhos artesanais. Além de terem o reconhecimento de seu trabalho, o cadastro da SUTACO possibilita aos reeducandos serem reconhecidos como profissionais de artesanato quando saírem da penitenciária. É de extrema importância o cadastro dos presos, pois resgatamos a auto estima e o ofício do artesanato.

This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s